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3. Atributos Básicos & Poderes
Heróica :: Onde tudo começa :: Sistemas
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3. Atributos Básicos & Poderes
Atributos Básicos
Os atributos em Heroica serão divididos por Ranks, faixas de poder, que irão determinar as capacidades do personagem dentro daquele atributo, variando numa escala de E a S. Algo importante de se ter em mente é que os atributos só podem variar e ser evoluídos do Rank E ao Rank C com os pontos de Evolução e só alcançarão os Ranks mais elevados por meio de seus poderes.
Ranks dos atributos
Rank E: Remete as capacidades de pessoas comuns, tarefas do dia a dia e que não requerem muita preparação para ser feitas.
Rank D: Nesse Rank já são as capacidades de pessoas que se dedicam um pouco ao atributo, costumam treinar e manter a forma sobre este. Aqui se encontra o nível de esportistas.
Rank C: Nível dos Mestres, pessoas que se desenvolveram sobre este atributo, ao ponto de chegar a maestria dentro dos limites humanos.
Rank B: Nesse Rank, as capacidades humanas foram superadas. Aqui tarefas de grau mais elevado podem ser feitas com certa facilidade, capazes de feitos bem acima da capacidade humana.
Rank A: A este ponto o personagem já é reconhecido pelo seu poder dentro desse atributo, as façanhas são incríveis. As capacidades nesse atributo são extremamente desenvolvidas.
Rank S: Nível incomparável as capacidades humanas, detentores de Rank S chegam a ser assombrosos até mesmo entre os super-humanos que rodeiam o mundo, por conta de seus feitos monstruosos.
Rank Plus Ultra: Atributos só chegam a esse patamar em casos extremos de superação, em sua grande maioria por conta das técnicas ou sub-técnicas mais poderosas e nos momentos mais críticos onde até mesmo a alma do herói ou vilão é testado. É algo que ocorre raramente e muitos dizem que podem ser considerados como verdadeiros milagres/maldições que caem sobre essa terra.
Agora, já sabendo da divisão em Ranks dos atributos, vamos caracterizar os atributos que usaremos em Heroica. Esses são 7 ao todo:
Atributos Básicos
Força: Representa a capacidade corporal do personagem em usar literalmente a força. Isso engloba uma grande gama de ações como: Levantar peso, arremessar objetos, arrombar portas, força imprimida em golpes, dentre outras.
Agilidade: Representa a capacidade de movimentação do personagem. O quão rápido ele pode se mover, o quão rápido seu corpo responde aos comandos do cérebro e as reações do mesmo.
Habilidade: Representa a capacidade de destreza do personagem com seu corpo. O quão hábil ele é ao manusear objetos, ao se equilibrar, sua precisão, entre outras ações que envolvam esse atributo.
Vitalidade: Representa o quão saudável e resistente o corpo do personagem é. O quanto ele demora para se cansar fisicamente, o quanto ele suporta ferimentos e se regenera deles, representa o quanto é resistente a venenos e doenças. Esse atributo é base direta para determinar a quantidade de stacks do Estado Físico do personagem.
Energia: Os poderes do personagem podem ser imaginados como um músculo, quanto mais treinado e usado, melhor e mais preparado ele fica. O atributo Energia representa o quanto é possível utilizar esses poderes sem se cansar e as magnitudes dos feitos a partir deles. Quanto maior o Rank em energia mais stacks haverá no Estado de Energia e melhor o personagem administra o uso da mesma.
Carisma: Representa a capacidade de causar mudanças nas emoções e modo de lhe ver das pessoas. É o atributo responsável pela capacidade de cativar, inspirar, amedrontar, coagir, aqueles a sua volta. É a capacidade de se relacionar e influenciar os outros, é a própria essência do personagem se manifestando.
Percepção: Representa as capacidades sensoriais do personagem. Seus reflexos e sentidos dependem diretamente dele, o quão apurados são e e quanta informação podem de lhe fornecer. Além disso é o atributo que o diz o quão resistente é contra ilusões e enganações ele é, além do quão observador.
Poderes
Essa é a parte em que os personagens começam a ter sua caracterização super-humana dentro de Heroica. Cada personagem pode ter até 3 poderes diferentes na hora da criação da ficha e esses poderão ser melhorados com pontos de evolução. Não poderão ser adicionados poderes novos e sem nexo aos primeiros, toda a evolução e até mesmo desenvolvimento de novos poderes terão de ser feitos nos já existente e fazendo sentido. Esses poderes também serão separados em graus de poder, variando de poderes de Grau 4 a Grau 1, sendo 4 o de poderes mais básicos e pouco desenvolvidos e 1 o grau máximo de desenvolvimento do poder.
Graus de poderes
Grau 4 (4°): Poderes despertos e pouco desenvolvidos
Grau 3 (3°): Poderes em processo de desenvolvimento e com capacidades melhoradas
Grau 2 (2°): Poderes com certo grau de desenvolvimento já, com capacidades imensas comparadas a sua forma bruta.
Grau 1 (1°): Poderes completamente desenvolvidos e em sua melhor forma.
Vale a pena ficar atento que poderes mais específicos serão mais FORTES que poderes mais genéricos. Como exemplo, alguém com o poder de visão super-aguçada, terá a visão muito melhor que a de alguém com o poder de Sentidos super aguçados, dentro do mesmo grau. Os poderes serão avaliados, nerfados ou bufados, de acordo com a avaliação da ficha.
Os poderes são a única forma de exceder o Rank C dos atributos, assim como pode conceder infinitas possibilidades narrativamente, por conta disso se dedique e capriche ao máximo na hora de criar sua ficha.
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